XXXIII DOMINGO DEL TIEMPO ORDINARIO

Evangelio: Mc 13, 24-37

24Nesses dias, depois da tribulação, o sol vai ficar escuro e a lua não brilhará mais…
O céu está escuro, a tempestade vem com violência. A tormenta supõe confusão e destruição; há nela perigo e morte. Tememos a tempestade e corremos a abrigar-nos quando surge o relâmpago.

26Então eles verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com grande poder e glória…
E, no entanto, Senhor, tu me ensinas que domas a tempestade. Tu a diriges. Tu estás presente nas trevas assim como estás na luz. Devo ver tua presença nas sombras da tormenta, assim como a vejo no céu azul. Louvo a tua vinda como Senhor de todas as coisas.

Depois de reconhecer-te nas tormentas da natureza, se faz necessário aprender a reconhecer-te nas tempestades da vida. Quando o meu próprio céu escurece e os meus horizontes tremem; quando o relâmpago do desespero sacude o deserto do meu coração.

31O céu e a terra desaparecerão, mas minhas palavras não desaparecerão…
Depois da tempestade vem sempre a calmaria que faz retomar as energias, as esperanças, 11que reaviva a confiança de que mesmo nos momentos difíceis, tu Senhor, estás a nosso lado e estende tua mão ajudando-nos a levantar. Como dizia Maria Emília Riquelme “tudo passa, só o amor não morre”, e “o amor irá ensinando o que deves praticar”.11. tempestad calmada

33Não fiquem dormindo, porque vocês não sabem quando vai ser o momento…
Assim, o convite é para estar alertas, para que consciência de que o amanhã é hoje e que o futuro é agora. Alerta para entender e deixar que a graça de Deus atue.

O estado de vigilância não significa ansiedade ou medo de errar, de perder a salvação e sim um convite a viver cada dia como se fosse o último, é amar ao próximo sabendo que pode ser o último dia que o veremos, é dizer aquela palavra de carinho, de afeto, de solidariedade, de ânimo, é também ser cordial e amável.

Qual e a qualidade do meu amor para com aquelas pessoas que estão comigo? Qual é a qualidade que eu imprimo em meu trabalho, tempo livre, de realização pessoal ou profissional?

Claudineia Soares Xavier, mss

Missionária do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada