III DOMINGO DEL TIEMPO ORDINARIO

Evangelio: Mt 4, 12-23

Estamos no terceiro domingo do tempo comum, a liturgia nos convida a acompanhar Jesus no início da sua pregação. É bonito perceber que esse início se dá numa região periférica, desprezada pelas autoridades daquele tempo. É nesse contexto de marginalização que Jesus faz um apelo fundamental: “Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo.” Esse convite à conversão interpela a todos do seu tempo a mudar o caminho, abrir os olhos e o coração para perceber e acolher a novidade que Deus lhes revela. Jesus é o clarão do Pai; acolhê-lo como LUZ é aceitar a experiência de ver o mundo com o olhar de esperança, com uma nova perspectiva, é saborear a proximidade do Reino. “ O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz.” A acolhida dessa proposta de Deus para a humanidade se revela naqueles pescadores que aceitaram o convite de seguir ao Senhor. Aos pobres e marginalizados não lhes resta outra coisa se não esperar em Deus, confiar na misericórdia e por isso aderir ao seu chamado.

20130707-esta-cerca-de-vosotros-el-reino-de-dios

A Palavra deste domingo reforça em cada cristã e cristão o apelo de continuar sendo presença do Reino entre tantas realidades marcadas pelas trevas da violência, do ódio, da injustiça, da intolerância e da pobreza. Jesus continua desejando fazer de cada uma de nós, pescadoras. Que a Palavra deste dia nos faça recordar nosso primeiro chamado e renovemos com ardor esse amor que nos faz caminhar. “Senhor tu me olhastes nos olhos, a sorrir, pronunciantes meu nome, lá praia eu deixei o meu barco, junto a ti buscarei outro mar.” Escutemos o Senhor pronunciar hoje o nosso nome e deixemos que Ele mesmo nos indique o “mar” aonde precisamos ser pescadoras de homens. Que nos mostre em que região é preciso ser luz.

Que a virgem Maria interceda por nós e que a exemplo de Nossa Madre Fundadora não tenhamos medo de manter o olhar fixo em Jesus e deixar que Ele nos fale ao coração.

Rosania Costa, mss