V DOMINGO DE CUARESMA

Evangelio: Jn 11, 1-45

 

“Tenha fé pratica e seras feliz so Deus basta”

Chegamos a 5ª semana desta nossa caminhada quaresmal, é importante saber que o evangelista João não usa o termo “Milagre” para designar os eventos sobrenaturais que Jesus realiza. Os evangelhos sinóticos usam “milagre”, enquanto João prefere “sinal”. Isso porque o apóstolo quer revelar que a ação sobrenatural realizada pelo Senhor vai fazer surgir a fé e no caso também faz acontecer um grande sinal. Ressuscita um morto! Teria por acaso, Jesus ido contra a ordem natural da vida? Lázaro estava morto, quatro dias haviam se passado. Por que não permitir que continuasse assim? Duas respostas são encontradas.

Uma provável e outra certificada no próprio evangelho. A provável é que Jesus tenha ressuscitado Lázaro também por amor àquelas mulheres. Os textos sagrados que envolvem os irmãos da casa de Betânia jamais mencionam o Pai ou um outro irmão. Com a morte de Lázaro, seriam duas irmãs, sozinhas na vida, e para a cultura daquele povo naquela época, amaldiçoadas, pois perderam toda a providência da casa, mulheres não tinham espaço nem trabalho, o que significa, que sem um homem que as sustentasse, ou se tornavam prostitutas, ou a morte seria certeira. Pelo amor e comoção que Jesus sentia por aquelas mulheres e seu irmão, Jesus o ressuscita.

Pelo amor e comoção que Jesus sente por cada um de nós, ele transforma a morte num sinal de vida. Este é o sinal que a Palavra nos revela, a segunda resposta ao porquê da ressurreição de Lázaro. “ Esta doença não é mortal, mas para a glória de Deus, para que, por ela seja glorificado o Filho de Deus.” (vs. 4)

Parece que Jesus se engana ao dizer que a doença não é mortal, e mesmo assim Lázaro morre. O que de fato Jesus quis nos dizer é, esta morte não será estéril, nem se acabará nela mesma, mas a morte que esta doença trará, trará também consigo a vida. Isto é nada mais que Jesus indicando que sua morte não acabará na morte mesma, mas será a porta do túmulo que quando aberta fará o povo ver a glorificação do Filho de Deus e a libertação “Desatai-o, e deixai-o ir” esse é o sinal de que a ressurreição tem seu fundamento libertador, do mal, do pecado e da morte.

A ressurreição de Lázaro tem tudo a ver com a Morte de Jesus daqui a alguns dias. De muitos modos tentaram pegar Jesus. Há muito tempo que ele incomoda e de muitas coisas já o acusaram, mas ressuscitar um morto, passou dos limites para os líderes judaicos. Logo depois desses versículos que lemos, podemos ver que a decisão foi matar Jesus. Aí é hora de voltar ao Sinal que João prefere usar.

Lázaro não apenas ressuscita, mas se torna mais um sinal, um sinal que a passagem da morte para a vida e a libertação estava próxima. O evangelista mesmo faz questão de relatar a oração de Jesus nesse momento “por causa da multidão que me rodeia, para que creiam que me enviaste. ” que revela sua intenção com a manifestação desse sinal, gerar nos que ali estavam e presenciaram a ressurreição de Lázaro, a fé em Cristo Jesus, e que mais na frente no versículo 45 vamos encontrar o resultado que no fim Jesus queria causar. “Muitos dos judeus tinham vindo à casa de Maria, tendo visto o que ele fizera, creram nele.”

Aqui está a síntese da mensagem que o Senhor quis passar, um sinal que gera a fé, leva até a crença, e mostra os passos que vamos acompanhar mais à frente, da morte veremos surgir e brilhar a ressurreição, de Cristo e a nossa com ele. Quantas vezes em nossa vida, Jesus precisou remover a pedra de nossos túmulos. Túmulos que nós entramos e que não conseguimos sair dele. São momentos que nos sentimos sozinhos, deprimidos, desesperançados. Mas Jesus quer remover a pedra porque pelas nossas próprias forças não conseguimos. Jesus quer nos fazer retornar à vida. Recorramos a Ele confiantemente e professemos nossa fé no poder libertador de Jesus Cristo, como fez Marta irmã de Reconheçamos também nós, Cristo como o nosso Senhor, como Aquele que está diante de nós, como estava diante daquele túmulo de Lázaro em Betânia. Temos necessidade, também nós de ressurreição.

Que estajamos abertos para sair da escuridão do túmulo e buscar a luz de Cristo ressuscitado, para sermos fiéis testemunhas de conversão para nossos irmãos.

Aline Santos, mss