“Quando experimentamos a força do amor de Deus e reconhecemos sua presença de Pai em nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos.” Papa Francisco

Sou Izabel Nunes Filha (conhecida carinhosamente como Ir. Beta), nasci no Sertão da Bahia e como religiosa MISSAMI tive uma maravilhosa oportunidade de ter uma vasta experiência missionária nesse amado sertão baiano, na cidade de Boquira-Bahia, terra de gente simples e acolhedora, onde somos presença há mais de 50 anos!

Os caminhos de Deus são maravilhosos e nos impulsionam a servir com alegria aqueles que necessitam beber da fonte da Palavra de Deus! “Servir a Deus com alegria é a bondade mesma”. (Beata Maria Emília)

Com escassez de sacerdotes e mais de 46 comunidades para serem acompanhadas e atendidas, percebia o quanto a nossa presença era necessária e valiosa para o crescimento humano e espiritual daquela gente sofrida e de muita fé!

“Vai, vai Missionária do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor, Cristo também chegou para anunciar, não tenhas medo de Evangelizar!” 

Trilhando esse campo de missão, subindo e descendo serras e altas montanhas, lugares secos onde a chuva demorava chegar, percebendo que ali Deus me chamava para levar sua mensagem de amor e acolher aqueles olhares sedentos, me coloquei a disposição para evangelizar. Tornar Jesus conhecido, amado e adorado por todos os meios possíveis, como nos afirma nossa Beata Maria Emília. Essa missão se concretizava nas visitas às famílias, preparação das Festas dos Padroeiros, preparação para os Sacramentos, para líderes de comunidades, grupos de jovens, formação de catequistas, etc.

 Como a presença do Sacerdote era mais difícil, nós irmãs nos fazíamos presentes com mais frequência nas comunidades, e o povo muito feliz usava expressões graciosas: “Quem vai celebrar a missa é a Ir. Beta”. Para eles que não entendiam muito, o importante era a presença religiosa no meio deles.

 «Pelo Batismo recebi uma missão, vou trabalhar pelo Reino do Senhor, vou anunciar o Evangelho para os pobres, vou ser Profeta, Sacerdote, Rei, Pastor…»

Deus continua trabalhando para alcançar aqueles que ainda não ouviram falar do seu amor.

Na Diocese de Caetité havia poucos sacerdotes. E um precioso dia Dom Antônio Alberto Rezende Bispo desta Diocese, percebendo que o campo da missão crescia cada vez mais, disse-me que precisava de uma Religiosa para administrar as Atividades Pastorais da Paróquia: fazer Batizados, assistir Matrimônios… Como eu conhecia bem a realidade, aceitei o desafio e a partir daí minha missão se alargou mais ainda. Foi uma experiência marcante! “Para a Missionária não existem fronteiras” (BME). Abracei com ardor e disposição, entendendo ser a vontade de Deus, naquele momento da história da Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Comecei então minha missão como vigária Paroquial de Boquira. As atividades missionárias eram intensas e durante sete anos de graças e bênçãos, abracei esse chamado do Senhor com largueza de coração, convicta de que apesar das debilidades e limitações, pude dar o melhor de mim e fazer o Reino de Deus acontecer. É Ele que em sua infinita bondade faz de nós instrumentos em suas mãos, nos capacitando para realizar o seu plano de amor, em prol do projeto de Deus.

“A história da evangelização tem inicio com uma busca apaixonada do Senhor, que chama e quer estabelecer com cada pessoa, onde quer que esteja, um diálogo de amizade” (Jo. 15,12-17)

E como a missão tem seus altos e baixos, para mim não foi diferente. Enfrentei momentos difíceis nos acessos a essas comunidades. Um belo dia indo a uma dessas comunidades mais distante, o carro que eu dirigia capotou montanha abaixo e apesar do grande susto, não aconteceu nada muito grave, porque o Senhor em sua infinita misericórdia me segurou. Retornei as atividades, continuei subindo e descendo montanhas, percorrendo caminhos pedregosos… e levando dentro do meu coração o ardor pela missão. “O zelo da Missionária abarca o mundo inteiro”

“Ide anunciar minha paz, ide sem olhar para trás, estarei convosco e serei sua luz na Missão…”

Vivendo nesta realidade, sinto cada dia crescer em mim o desejo de anunciar o amor Deus, por toda parte e para todas as pessoas. Sinto que somos chamadas a levar ao mundo a Boa Nova de Cristo que dissipa as trevas e dá novo sentido ao existir das pessoas, em qualquer situação em que elas se encontram. Somos chamadas a partilhar as alegrias e tristezas do povo e a lutar com ele para construir um mundo onde reine mais justiça e dignidade. Para realizar esta missão senti a necessidade de viver e experimentar uma profunda vida de oração, de união com o Senhor.