[vc_section][vc_row][vc_column][vc_column_text]Colégio Santíssimo Sacramento de Tubarão, Santa Catarina. Brasil

SEMANA LITERÁRIA

O Colégio Santíssimo Sacramento de Tubarão, Santa Catarina, situado no Sul do Brasil, realiza anualmente a SEMANA LITERÁRIA, abordando temáticas sociais e aliadas aos objetivos da agenda da ONU/UNESCO. Em 2023, A VI edição teve como temática AFRICANIDADE.
O objetivo é incentivar a leitura, despertar o prazer de ler e buscar bons livros que auxiliem na construção do pensamento crítico e investigativo, além de conduzir as crianças num mundo mágico da imaginação.
O projeto geralmente ocorre na última semana do mês de abril em consonância com o Dia Nacional do Livro Infantil. As crianças do infantil ao nono ano são envolvidas em atividades de leitura, pesquisa e produção. Comumente parte-se da leitura do livro literário destinado para cada turma no semestre e ocorre a interdisciplinaridade com o tema escolhido.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Este ano os alunos trabalharam os aspectos culturais, o jeito de ser e de viver dos afrodescendentes no Brasil. Após dias de pesquisa, debates, ensaios e aproximação da cultura africana os estudantes apresentaram crônicas sobre filmes assistidos onde os protagonistas eram pessoas negras, recitaram poemas, dançaram, fizeram teatros sobre a chega dos negros ao Brasil e a riqueza da africanidade para o país. Além de participar de rodas de capoeira, feira de livros, exposições das atividades e pesquisas realizadas, também participaram de bate-papo literário com escritores locais como: Edla Zim, Jussara de Sá, Renata Dal-Bó, Rose Rabelo e Padre Sérgio Jeremias.

A satisfação de cada aluno ao apresentar o resultado de suas leituras, o comprometimento e dedicação em cada detalhe, a alegria de compartilhar com vários colegas, o brilho no olhar de mostrar suas preferências literárias, mostram o quanto este projeto é importante para o Colégio Santíssimo.
A edição deste ano foi um sucesso. Alunos e professores fizeram um lindo projeto, cheio de significados, construção de valores morais, desconstrução de ideias pré-estabelecidas. Foram momentos de reflexão e transformação a partir do mundo maravilhoso que a LEITURA possibilita mergulhar.